O Toy Art (ou "brinquedo de arte") é algo "novo", comparado às manifestações de arte que ocorreram anteriormente. Conhecido também como Designer Toys ou Urban Vinil. Sim, Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade.
Mas como surgiu? Bom, começou em 1998. Quando Michael Lao, um artista japonês, antes desconhecido mostrou alguns brinquedos do GI Joe personalizados por ele. Claro, os brinquedos acabaram fazendo sucesso e o homem se tornou um mito.
Com o tempo, essa manifestação artística em brinquedos se espalhou pelo mundo, cativando cada vez mais colecionadores de Toy Art.
Não são brinquedos feitos para crianças brincarem. São brinquedos de adultos, envolvendo temas desde bases em brinquedos fofos e meigos (como os de criança) até os mais adultos e os que envolvem temas políticos.
Depois de tantos toys sendo criados e da criatividade de cada criador, Toy Art é considerado parte da arte contemporânea.
Os materiais variam; os mais simples são feitos de plush ou de tecido mesmo, já os importados e caros, de vinil ou materiais plásticos, resina, madeira, metal...
O mais legal de tudo não é só o brinquedo em si, mas a emoção em obter cada brinquedo. Existem várias formas:
- Você pode simplesmente pedir pela internet (a opção mais sem graça, na minha opinião);
- Dá pra fazer você mesmo, customizado, etc (isso tem uma sigla, é o DIY "Do It Yourself");
- Tem como comprar uma caixa, completamente lacrada, sem mesmo o desenho do toy e você só descobre abrindo a caixa. O lado bom é poder ter um brinquedo raro e desejado pelo mesmo preço (são todos o mesmo preço quando o esquema de compra é esse); já o ruim é ter o mesmo brinquedo mais de uma vez - sistema de compra/venda conhecido como Blind Box;
- Ou você pode comprar o toy vindo numa caixa onde dá pra saber que tipo de brinquedo é e tudo o mais. Desvantagem: não são todos pelo mesmo preço, então tem alguns que custam mais caro,claro.
- Customs: são toys modificados por um artista para se obter um design único, aproveitando a produção e formato do mesmo.
- Série: linha de variações gráficas sobre um mesmo modelo de toy; ou vários toys diferentes sobre um tema só, ou sobre vários temas do mesmo artista.
- Ratio: é como se fosse uma estatística da probabilidade de encontrar um brinquedo. Confuso, né? Bom, deixa eu explicar melhor: é a proporção em que dá pra se encontrar o toy. Por exemplo, se tiver no ratio 2/25 você poderá encontrar dois modelos iguais num lote de 25 boxes.
- Chases: unidades secretas de uma série. O ratio é indeterminado e sua figura não aparece na embalagem. Também chamados de mystery figures.
um desses, se puder, sabe? |
Claro que, depois de tanto pesquisar sobre Toy Art's, acabei me apaixonando por muitos dos modelos. Então, alguém se habilita a me dar um de presente? haha ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário